top of page

Histórico

 

No ano de 1994, um grupo de artistas e artesãos estimulados por debates sobre a falta de oportunidades e de aparelhos no município de Maricá – RJ, que promovessem os diversos fazeres culturais resolveram criar uma associação sem fins lucrativos e políticos que através da união de pessoas ligadas a cultura promovessem proteção, pesquisa, intercâmbio e oficinas que estimulassem o estudo de praticas culturais.

 

Em 4 de agosto do mesmo ano foi realizada a primeira exposição marcando o início das atividades logo seguida em setembro pelo início de diversas oficinas como: Desenho, Teclado e Canto Coral ministrada por Eduardo Lannes; Aquarela por Yossefh; pintura Naïf e Xilogravura por Kleber Figueira; Pintura em Porcelana por Elzamar Vianna; Desenho para Crianças por Meg de Carvalho e Pintura a Óleo por Maria José G. Dalto. Além destes damos destaque à curso de teatro patrocinado com bolsas de estudo pela FUNARTE e o Coral Maricanto que teve início no GAM e depois criou vida própria. Estas primeiras atividades foram apoiadas pela direto da Fundação Leão XIII, senhora Sheila Becker que cedeu espaço naquela instituição do estadual dando oportunidade física paras primeiras atividades, pela artista plástica e também fundadora do grupo Suely Guedes, que na ocasião respondia pelo setor cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com apoio da Secretária Professora Laura Maria e do então prefeito Uilton Vianna. No mesmo ano começaram as reuniões para estudo do estatuto da associação.

 

Em 5 de agosto de 1995, foi aprovado o estatuto por ocasião da Exposição de Arte que comemorava nosso 1º Ano de Atividades, seguiram vários acontecimentos como inclusão pelo Secretário Municipal de Fazenda do governo Uilton Vianna de subvenção cultural< que só foi repassa durante o governo do Prefeito Luciano Rangel grande incentivador do GAM, reconhecimento como Utilidade Pública Municipal, diversas Exposições, Gincanas, Feiras e Mostra de Arte. Foi necessário a adequação do Estatuto para que o então Deputado Estadual Paulo Duque aprovasse Projeto de Lei concedendo Utilidade Publica Estadual, com a aprovação em 3 de março de 2000, foram acrescentados artigos em cumprimento da lei e outros que permitiam ao grupo atuarem na área social e ambiental também que permitiram a associação ser reconhecido também como de Utilidade Publica Federal.

 

 

Nossos principais prêmios:

 

 

  • 1996 – Qualidade Cultural, pela Fundação Cultural de Maricá;

 

  • 2001 – Estácio de Sá aprovado, por unanimidade pelo Conselho Estadual de Cultura;

 

  • 2003 – Troféu Maysa, pela Prefeitura Municipal de Maricá;

 

  • 2009 – Selo Qualidade Cultural autorizado pela Prefeitura Municipal;

 

  • 2009 - Selo Qualidade Cultural, Prefeitura Municipal. 

 

  • 2010 – Ponto de Cultura Secretaria Estadual de Cultura e MCult.;

 

  • 2013 – Prêmio e Selo de Qualidade Sócio Cultural pelo Instituto Rio.

 

 

bottom of page